Após incêndio, escola centenária de Cuiabá receberá reforma geral em suas instalações

Após umas das salas da direção da tradicional Escola Estadual Liceu Cuiabano ser atingida por incêndio no último dia 30 de novembro, a Secretaria Estadual de Educação anunciou que a unidade escolar vai passar por uma reforma geral que prevê a revitalização da infraestrutura e instalações do espaço.

O prédio é considerado Patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1985 e possui terreno de 11,3 mil metros quadrados, com área construída de 3,7 mil metros quadrados. Atualmente, com cerca de 1.500 alunos e 130 funcionários, o Liceu Cuiabano atende o Ensino Médio em 14 salas de aula. A escola também conta com refeitório, anfiteatro, ginásio de esportes, campo de futebol, biblioteca e laboratório de informática.

De acordo com a secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a obra é discutida pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que finalizam o projeto arquitetônico da reforma no mês de janeiro, e a previsão é que a licitação seja lançada em maio.

“O projeto da reforma geral garante a efetivação das normas previstas na legislação vigente e preservação das características arquitetônicas do edifício principal e dos anexos. É um grande presente à escola, que irá completar 144 anos de história”, afirma.

Assessoria

Lice Cuiabano

Incêndio
No fim do último mês, estudantes e profissionais da Educação que atuam da unidade foram retirados às pressas após um incêndio atingir um ar-condicionado unidade. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram a correria dos alunos para evucar as instalações unidade. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Uma perícia realizada no local irá apontar as causas e medidas a serem adotadas no prédio centenário. Os alunos foram realocados para que tenham aula normalmente. Segundo Porto, já foi iniciado projeto de modernização das instalações, com a atualização do sistema de segurança contra incêndios, seguindo a legislação vigente.

A ordem de serviço, autorizada pela Seduc, determina manutenção predial e das instalações elétricas da parte administrativa e da quadra poliesportiva.

 

Assessoria

Lice Cuiabano

Também foram autorizadas a troca de todos os transformadores, com investimento de R$ 237,1 mil, e a adequação das instalações elétricas e da climatização das salas de aula – investimento de R$ 166,3 mil, por meio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Climatização).

“O Governo do Estado iniciou um amplo programa de investimento no Liceu Cuiabano, que se consolidará em 2023, e que vai estabelecer um novo marco na qualidade da infraestrutura e na segurança predial da escola”, concluiu o secretário.

Fonte: Gazeta Digital