Hospital Metropolitano realiza primeira cirurgia bariátrica após retomada dos atendimentos

Expectativa é de que, nesta semana, sejam realizadas 14 cirurgias na unidade de saúde e cerca de 100 procedimentos por mês

Foram realizadas, nesta segunda-feira (25.07), as duas primeiras cirurgias bariátricas após a retomada dos atendimentos ambulatoriais, há cerca de 30 dias, pelo Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. O serviço estava suspenso desde março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19.

Para esta semana, a expectativa é de que sejam realizadas outras 14 cirurgias. Para o mês de agosto a previsão é de mais 50 procedimentos e, após este período, a meta é realizar, em média, 100 cirurgias por mês na unidade.

De acordo com a Central Estadual de Regulação, até julho deste ano, 3.260 pacientes estão com o encaminhamento para a realização de cirurgia bariátrica em Mato Grosso. Deste total, 120 já estavam em tratamento pré-operatório na unidade de saúde e foram chamados pelo hospital para a retomada dos atendimentos.

A diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane Oliveira, informou que as duas cirurgias realizadas nesta segunda-feira (25.07) foram exitosas e contaram com uma equipe formada por 4 cirurgiões.

“Neste primeiro momento, está sendo atendida uma lista encaminhada pelo Ministério Público, com 248 pacientes, e outros 120 pacientes da fila da Central de Regulação. Após esses atendimentos prioritários, abriremos a agenda para os que estão na fila para consulta, ou seja, para iniciar todo o processo”, explica a gestora.

 Retomada

Até julho de 2021, 100% dos leitos do Hospital Metropolitano eram direcionados para pacientes em tratamento do novo coronavírus. A partir de julho deste ano, o local retomou gradativamente os atendimentos gerais, como ortopédicos e eletivos.

Antes da pandemia, o hospital realizava 40 cirurgias bariátricas por mês. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), pasta que administra a unidade, aumentou em 150% o número de procedimentos a serem realizados no local. A meta tem o objetivo de agilizar o atendimento.


Fonte: Durcy Arévalo | SES-MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui