O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta quinta-feira (20.01), por meio da rede social, que a partir de março começa pagar auxílio de R$ 606 para crianças de vítimas de feminicídio na Capital. O programa foi idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro.
“Cuidar da nossa população, começando pelos mais vulneráveis, sempre foi a maior preocupação da nossa gestão, minha gente. Esse é o nosso jeito de trabalhar: fazer primeiro para quem mais precisa. E é assim que esse projeto inovador e inédito no Brasil nasceu!”, escreveu o prefeito.
Conforme o gestor, neste primeiro momento será liberado auxílio para 20 crianças de vítimas de feminicídio. O valor equivale a meio salário mínimo e será pago durante 12 meses.
“Em até 45 dias começaremos a liberar o auxílio para as 20 primeiras crianças selecionadas. A transferência de renda ajudará, e muito, as órfãs e órfãos, bem como os responsáveis por elas”, diz outro trecho da publicação.
O dinheiro, conforme o município, deverá ser repassado a pessoa que ficar responsável pela criança. Os beneficiários ainda estão sendo definidos pelo gerenciamento do programa.
A Secretaria de Assistência Social do município ficará responsável pelas análises dos critérios de acesso ao programa do qual consta como requisitos: morar em Cuiabá há pelo menos 12 meses, estar cadastrado no Cadastro Único e ter frequência escolar.
O município deve desembolsar R$ 145,4 mil com os pagamentos às primeiras crianças que serão atendidas pelo programa.
Fonte: Vgn Notícias