Número de profissionais do Mais Médicos dobra em 18 meses em Mato Grosso

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Nos últimos 18 meses, Mato Grosso quase dobrou o número de profissionais no Programa Mais Médicos. Crescimento é maior que a média nacional. Levantamento do governo federal mostra que dos 24.894 médicos e médicas atendendo em todo Brasil, 359 deles estão atuando no estado, sendo a maioria formada por mulheres e que integram equipes de Saúde da Família (eSF). O programa também registrou pouco menos da metade dos profissionais trabalhando em regiões com alto Índice de Vulnerabilidade de Saúde (IVS) dentro do estado.

Até dezembro de 2022, Mato Grosso abrigava 180 médicos do programa. 18 meses depois, com novos editais e melhorias no programa, já são 359 profissionais, o que configura um aumento de 99,4%. O percentual do estado está acima da média nacional divulgada pelo Ministério da Saúde.

Dos médicos presentes no estado, a maioria deles é de brasileiros (340 profissionais) e mulheres (55,7%). Além disso, dos 359 médicos, 182 possuem idade entre 30 e 39 anos. Há uma vaga do programa ocupada por indígena, enquanto 36,77% são pretos ou pardos e 49,86% brancos.

Dos quase 360 profissionais, 310 deles integram equipes de Saúde da Família (eSF) e 137 estão em regiões de médio ou alto Índice de Vulnerabilidade da Saúde (IVS).

Cuiabá se destaca por ter recebido 17 trabalhadores nos 18 meses avaliados, o que significa mais que o dobro da quantidade presente até dezembro de 2022, que eram 14.

Apesar do aumento no número de profissionais, é importante destacar que Mato Grosso é o estado que ocupa a 8° posição entre os que possuem menos médicos vinculados ao programa em números absolutos. Considerando o Distrito Federal, o estado fica na 9° posição.

O Mais Médicos é seleciona e direciona os profissionais para áreas de escassez, buscando possibilitar atendimento para os usuários do Sistema único de Saúde (SUS).