Conheça jogadores negros que se destacaram na seleção

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado hoje, 20 de novembro, no Brasil. Também nesta data tem início o maior evento futebolístico do planeta, a Copa do Mundo que neste ano é realizada no Catar. Único país a disputar todas as edições do evento mundial, o Brasil busca o título de hexacampeão e nas 5 conquistas anteriores teve o protagonismo de atletas negros.

Nesse sentido, o GD preparou com aquelas que foram destaque nas equipes no decorrer das copas.

Arthur Friedenreich

Arquivo da internet

Jogador Arthur Friedenreich

Considerado a primeira grande estrela do futebol brasileiro na época amadora, Arthur Friedenreich ou simplesmente, El Tigre” ou “Fried” como teve os holofotes para si na seleção. Não teve êxito em estar entre titulares em competições mundiais, mas foi o contraponto do futebol brasileiro nos primeiros anos. Era filho de um alemão com uma ex-escrava. Ele abriu as portas do futebol para um novo estilo de jogo. Era a improvisação em um jogo cheio de teorias e táticas vindas da Europa. O ícone do futebol brasileiro faleceu em 06 de setembro de 1969.

Cafú

Arquivo da internet

Jogador Cafu

Marcos Evangelista de Moraes, popularmente conhecido como Cafú, foi outro ídolo do futebol brasileiro. Disputou 861 partidas em toda carreira. Em 1990, foi chamado para representar a seleção brasileira, mas foi somente na copa de 1994 que, com toda equipe, trouxe o título de campeão mundial para o Brasil. A seleção venceu a Itália no desempate por pênaltis. Cafú passou por clubes nacionais como São Paulo, Palmeiras e estrangeiros.

Denílson de Oliveira

Arquivo da internet

Jogador Denílson de Oliveira

Destaque pelo São Paulo, seu time do coração, onde iniciou a carreira, Denilson teve destaque em times internacionais,  no Flamengo e no Palmeiras. Na seleção brasileira,  foi convocado pela primeira vez em 1996 para um amistoso e em 1997, jogou a Copa América, que o Brasil foi campeão. Mas foi em 2002, que participou do seu primeiro torneio Mundial, foi reserva,  mas atuou em diversos jogos, inclusive na final, entrando no lugar de Ronaldo.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé

Divulgação

Pele, Rei, Futebol

Eleito atleta do século, o ‘rei Pelé’ deixou sua marca no futebol brasileiro. Mesmo enfrentando muita repressão por causa da cor da pele, Pelé foi protagonista nas copas do mundo, representando a seleção na vitória de 3 títulos mundiais.

 

Garrincha

Arquivo da internet

Garrincha

Manoel Francisco do Santos, foi um futebolista famoso entre os anos de 1953 a 1972, jogador do Botafogo, Garrincha, como é popularmente chamado, jogou 614 vezes e marcou 245 gols pela equipe carioca. Teve sua primeira participação na seleção em 1958, mas foi em 1962 com a lesão de Pelé que Garrincha se destacou na seleção, jogando a final com febre de mais de 38 graus  e ganhou bicampeonato para o Brasil marcando 11 gols.

Nos dias atuais, os atletas negros seguem sendo destaque na seleção e vestindo a camisa 10, de maior destaque no time. Rivaldo em 2002 e  Ronaldinho em 2006 são exemplos de negros assumiram o “uniforme” em copas do mundo. Desde o campeonato mundial de 1994, realizado nos Estados Unidos, o time brasileiro tem mais da metade do seus convocados formado por atletas negros.Sendo em 2010 a que mais teve jogadores negros escalados, com 16 dos 23 atletas.

Para a Copa do Mundo no Catar, foram convocados 15 jogadores negros dentre os 26 convocados pelo técnico Tite.

O Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia, na quinta-feira 24, no Estádio Lusail.

Fonte: Gazeta Digital