A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece no próximo domingo (13) em todo o país. Estudantes terão que responder questões de ciências humanas, linguagens e códigos e desenvolver a redação. A reportagem conversou com dois professores que passaram algumas dicas para os estudantes que irão fazer o exame.
Faltando poucos dias para o primeiro dia de prova, o professor Frankes Márcio Batista Siqueira, 48, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, campus Bela Vista, destaca que é importante fazer uma revisão de todo conteúdo já estudado, mas sem exagero para evitar cansaço e estresse pois é recomendado um descanso maior para que haja um bom desempenho.
‘Como a prova do ENEM é bem extensa, o estudante pode fazer a revisão de duas a três disciplinas a cada dia com os principais assuntos’, destacou o educador ao GD.
O mais temido conteúdo pelos candidatos é a redação. O tema só é revelado no momento de abertura dos cadernos. É preciso construir um texto dissertativo, argumentativo de trinta linhas tendo como base o tema proposto. O professor Frankes Márcio pontua que o candidato que se propõe a fazer o exame, deve ter conhecimento em diversos assuntos.
‘Tem que estar antenado nos principais eventos sociais, econômicos, naturais e ambientais. Tanto no contexto brasileiro como internacional’.
Sidney Farina é professor e proprietário da Escola do Farina em Cuiabá. Ele destaca que é importante que os candidatos façam levantamento dos assuntos que são mais costumeiros cair nas questões do exame e estudar em cima das temáticas.
Para redação, Sidney Farina destaca que o candidato deve ser simples e objetivo na escrita. ‘Deve evitar palavras difíceis que as vezes pode acabar usando termos errados. Tem que ser o simples e objetivo possível’, afirmou. Ele também alerta que é importante ler e reler com bastante atenção os textos de apoio pois ajuda a construir melhor na construção do texto e ficar atento a alguns detalhes mininos como referenciar uma citação que são particularidades que podem descontar na pontuação.
Manter a calma e não se estressar também é outra dica que Sidney Farina passa aos estudantes que irão fazer a prova do Enem.
É importante que o candidato faça leituras constantes de revistas, jornais, livros etc. pois acrescenta bastante no conhecimento sobre diversos assuntos e possibilita ter uma maior facilidade no desenvolver da redação.
Confira aqui outras dicas dos professores;
01 – Dormir cedo e descansar bastante
A preparação do candidato deve começar alguns dias antes. É importante que o aluno faça revisão do conteúdo, mas sem exagero. Descansar é necessário para estar completamente bem no dia da prova.
02 – Alimentação adequada
O candidato deve fazer uma boa alimentação para estar bem fisicamente, já que alimentação irregular pode causar problemas de saúde e prejudicar no desenvolvimento do exame.
03 – Evitar consumo de bebida alcoólica
É dispensável que o candidato não consuma bebidas alcoólicas, principalmente, no dia antes da prova.
04 – Levar alimentação leve
A prova do Enem é extensa e cansativa, por isso é importante que o candidato leve para a sala de exame alimentos leves e líquidos, como água e suco. Não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas.
05 – Chegar cedo
É importante que o candidato chegue cedo e conheça a sua sala de realização do exame. Muitas pessoas farão a prova e isso pode ocasionar um atraso.
A prova é a oportunidade do estudante conseguir vaga em cursos de graduação em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou em instituições privadas pelo Financiamento Estudantil (FIES).
Fonte: Gazeta Digital