Segunda rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados em Cuiabá traz aumento nas intenções de voto para o governador Mauro Mendes (União), candidato à reeleição. Antes o atual gestor aparecia com 51% na Capital e agora pontua 58%. Quando não são considerados os votos brancos, nulos e os indecisos, o gestor sobe para 75,32% dos votos válidos.
Mesmo com seu esposo Emanuel Pinheiro (MDB) no comando da Prefeitura de Cuiabá, Marcia Pinheiro (PV) não conseguiu aumentar seu percentual de adesão. Há um mês, ela aparecia com 15% na pesquisa estimulada e o percentual foi mantido, resultando em 19,48% dos votos válidos.
O pastor Marcos Ritela (PTB) cresceu 1% em Cuiabá, indo de 2% das intenções para 3,9%, enquanto Moisés Franz (Psol) se
manteve com 1%, o que seria 3,90% para Ritela e 1,30% para Franz em votos válidos. Nulo e branco baixaram para 6% e os
que não souberam ou não responderam marcaram 17%% dos entrevistados, enquanto na primeira entrevista foi pontuado 22%
o que demonstra que o atual governador ganhou votos dos indecisos.
Na modalidade espontânea, Mendes cresceu 9 pontos, saindo de 32% para 41% e Marcia subiu de 8% para 9%. Ritela e Franz mantiveram 1% das intenções de votos. Não souberam ou não responderam representam 46% dos eleitores ouvidos, na primeira rodada esse percentual era de 58%. Brancos e nulos alcançaram 2%, desta vez.
Rejeição
Marcia Pinheiro registrou aumento no índice de rejeição com 26%, antes ela aparecia na opinião de 24% dos eleitores que afirmaram não votar na candidata de jeito nenhum. O período de eleição também influenciou na rejeição de Mauro Mendes que antes aparecia com 14% e agora tem 16% de rejeição na Capital. Ritela que anteriormente tinha sido rejeitado por 8% baixou para 5% e o candidato do Psol Moises Franz de 7% baixou para 2%. 10% dos entrevistados não rejeitaram nenhum dos candidatos e 41% não souberam ou não responderam.
A pesquisa do Instituto Gazeta Dados percorreu 178 bairros de Cuiabá. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso.
A pesquisa usa amostra por quotas proporcionais às características sócio-econômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-05476/2022.
Fonte: Gazeta Digital