Processo seletivo é aberto na secretaria de Educação de MT para seleção de mediadores de conflitos escolares

Objetivo é desenvolver nos profissionais competências para a resolução pacífica de conflitos e prevenir casos de violência nas escolas. Recentemente, a capital registrou um caso grave de violência em uma unidade de ensino.

Um processo seletivo interno foi aberto na Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) para selecionar profissionais para participarem de um curso de ‘Mediação de Conflitos Escolares’. O edital foi lançado nessa sexta-feira (3), mas as inscrições serão abertas na segunda-feira (6) e seguirão até o dia 12 deste mês.

O objetivo é selecionar 24 servidores efetivos da rede pública de ensino para atuarem como mediadores em escolas de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital.

Conforme o edital, o servidor classificado receberá o mesmo salário que recebe atualmente e terá a mesma carga horária do cargo atual.

A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista.

De acordo com a Seduc, a meta é desenvolver nos profissionais da Educação competências para a resolução pacífica de conflitos no ambiente escolar, para prevenir casos de violência nas unidades de ensino.

Recentemente, foi registrado um caso grave de violência no banheiro da Escola Estadual Leônidas Antero de Matos, localizada no Bairro CPA III, em Cuiabá. Na ocasião, uma aluna de 8 anos desmaiou ao receber um golpe ‘mata-leão’ de uma colega durante uma briga.

A mãe registrou um boletim de ocorrência e afirmou que a filha foi vítima de bullying e que a escola não entrou em contato com ela em nenhum momento para fala sobre o caso.

Curso de formação

Segundo a secretaria, o curso para formação de mediadores será composto por dois módulos, sendo um de formação teórica com carga horária de 40 horas, e outro de formação prática, com carga horária de 60 horas.

A previsão de início é o dia 27 de junho, com término em 1º de julho.

O conteúdo do módulo será trabalhado em aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, com intervalo de duas horas para almoço.

Todas as aulas serão ministradas por instrutores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).


Fonte: G1 MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui