Cuiabá passou a ter o Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre a Endometriose. A Lei nº 6.679/2021, que institui o dia 13 de março como data oficial para celebrar o tema no calendário de eventos da Capital, é de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos).
Com a iniciativa, o parlamentar, que é médico e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, pretende além de informar e conscientizar – promover debates sobre a assistência médica multidisciplinar existente – para ajudar as mulheres que sofrem com doença, destacando a endometriose como um problema social de saúde pública.
A enfermidade silenciosa já recebeu o nome de “Doença da Mulher Moderna” e se caracteriza pelo crescimento inapropriado do endométrio – tecido que envolve a parte interna do útero e se desenvolve todos os meses para possibilitar a gravidez.
“Quando não ocorre a gravidez, o endométrio começa a descamar, ocasionando a menstruação. Porém, quando ele se desenvolve e se acumula em outras regiões, como nas trompas e ovários, adquirem o nome de endometriose”, explica o autor da lei.
De acordo com o vereador, o desconhecimento da doença até por profissionais de saúde faz com que muitos diagnósticos sejam tardios – em média 7 a 12 anos no mundo todo. Desta forma, muitas mulheres descobrem o problema num estágio em que é necessário recorrer a intervenções cirúrgicas e a técnica de reprodução assistida.
A endometriose afeta cerca de 10% da população feminina brasileira, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo mais frequente entre mulheres de 25 a 35 anos de idade.
SINTOMAS DA ENDOMETRIOSE
Cólicas fortes que chegam a levar a mulher ao hospital quase todos os meses durante o período menstrual: esse é um dos principais sintomas da endometriose. Como as cólicas menstruais ainda são frequentemente julgadas como um exagero, muitas vezes a endometriose é difícil de diagnosticar. Muitas mulheres têm suas vidas pessoais e profissionais negativamente afetadas pelas dores causadas pela doença.
Além de prejudicar a qualidade de vida e produtividade, a endometriose também é uma das principais causas de dificuldade de engravidar, estando associada a infertilidade feminina. Felizmente a fertilidade pode ser restabelecida com o tratamento adequado da doença. Geralmente o diagnóstico é feito através de exames de imagem. O acompanhamento feito por um bom profissional é muito importante para um rápido diagnóstico e tratamento da doença.
Márcia Martins / Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Luiz Fernando
Fonte: http://www.camaracuiaba.mt.gov.br/